Um estudo feito pelo Centro Internacional de Neurociências da Rede Sarah , com colaborações de cientistas de Portugal, Bélgica e França , demonstra que aprender a Ler e escrever muda o funcionamento do cérebro.
"Há uma mudança nas redes neuronais da visão e da linguagem", afirma Lúcia Braga, presidente da Rede Sarah e coordenadora do trabalho. Uma área inicialmente dedicada ao reconhecimento facial , com a alfabetização, acaba sendo responsável pelo reconhecimento de palavras e perde um pouco do reconhecimento facial, segundo a pesquisa isso não significa que pessoas alfabetizadas percam a capacidade de reconhecer rostos, mas os analfabetos tem um desempenho superior no reconhecimento de faces.
A pesquisa analisou exames de ressonância magnética feitos em 63 voluntários. O grupo, formado por brasileiros e portugueses, teve a atividade cerebral mapeada enquanto era submetido a estímulos, como ouvir frases, ver palavras, rostos e outras imagens. Dos voluntários, 10 eram analfabetos, 22 haviam sido alfabetizados na idade adulta e outros 31 aprenderam a ler e escrever ainda na infância. Os exames mostraram que o grupo de pessoas alfabetizadas apresentou uma atividade mais acentuada nas áreas do córtex associadas à visão.
Os cientistas vão estudar ainda, pois acreditam que em pessoas alfabetizadas o reconhecimento de faces seja transferida para outra parte do cérebro.
Nenhum comentário
Postar um comentário
- Críticas
- Elogios
- Sugestões
Comentários ofensivos não serão aceitos!
Adoro que comentem, fiquem a vontade! ;*