Descoberta: Filho com intolerância a lactose



Antes de descobrir
Até os 6 meses, meu filho não apresentava irregularidade nenhuma na saúde, muito pelo contrário, sempre recebia elogios de como estava crescendo (sempre acima da média), engordando e com uma baita de uma saúde!
Acontece, que a partir dos 6 meses, novos alimentos foram introduzidos ao seu cardápio , e o leite também . Eu cometi um grande erro: moro em uma cidade pequena, e como aqui é fácil de adquirir leite de vaca (da vaca mesmo, tirado na hora), foi o primeiro leite que dei para ele , pois não queria ficar dando coisas artificiais (coisa quase impossível de acontecer, né?). A partir daí começou o sofrimento. Ele começou a ficar muito ressecado, sofria, chorava, tiramos tudo que a pediatra pediu que tirasse: maça, batata, cenoura, etc. Mas nada resolvia. A pediatra disse que ele já não estava mais ganhando tanto peso, pediu que fizéssemos 1 mês de teste com leite de soja, e que depois fosse feito um exame de intolerância a lactose, fizemos o teste ele melhorou, mas na época , não pudemos pagar o exame que era muito caro. 
Descoberta do resultado
Mais tarde, fui em outro pediatra, expliquei o caso, e dentre vários outros exames, ele pediu o de intolerância , fiz e paguei com plano de saúde R$199,00 (imagina sem plano).
Quando saiu o resultado : Intolerante a lactose.
Quando vi chorei muito, imaginei que os dias na sorveteria estariam contados, que ele não ia poder ir a nenhuma festinha de aniversário, comer brigadeiro, bolo...
Quando fomos ao médico, tirei todas as dúvidas e saí bem mais tranquila de lá, por isso é importante, antes de se desesperar, procurar um profissional de segurança para esclarecer tudinho. 

Conversa com o médico
Ele nos explicou, que se colocasse uma fila com 10 pessoas com intolerância, cada uma iria apresentar sintomas diferentes, que existem pessoas com intolerância que não podem comer nem um pedacinho de brigadeiro sem passar mal ( tenho uma colega assim), e tem outras que podem tomar até meio litro de leite sem passar mal algum, que isso era uma coisa que a gente ia ter que observar no Gabriel, claro que tomar muito cuidado para não abusar do leite na dieta dele. Nos disse que na verdade , o intolerante não tem alergia ao leite, na verdade ele apresenta intolerância a lactase, que é a açúcar do leite, o intestino dele não digere essa lactase. 

Como será a vida do meu filho
O médico disse que ele terá uma vida normal, só tenho que evitar um pouco o consumo de leite e derivados, tudo vai depender do tanto que ele tolera , sem abusos.
Ele recomendou, que em vez de dar o leite em soja (que tem um monte de hormônios), que desse preferência ao leite 0 lactase. 
Quanto as festinhas de aniversário, ele disse, que hoje, existe no mercado um medicamento, que você antes da criança ir para a festa de aniversário, esse medicamento faz o papel das enzimas estomacais que digerem a lactase, e a criança, pode comer brigadeiro, bolo, a vontade. Lembrando, que também não pode abusar da dose do remédio, sabe tudo que é demais, faz mal.

Conclusão
Fiquei bem mais tranquila , já que descobri, que a vida do meu filho não vai ser tão difícil como eu pensei, além do mais, no mercado hoje, existem inúmeros produtos para o intolerante a lactose, até Iogurte. E na internet , você encontra diversas receitas legais (sem leite), para preparar para o filhote. 
Aqui em casa, estamos modificando algumas coisas, estamos comprando mais frutas para ele , para substituir o iogurte, o danoninho. Achei que ia gastar um absurdo se comprasse uma grande variedade de frutas , mas me enganei, na primeira compra (com medo), peguei um pouquinho de tudo: pera, maça, uva, morango, pêssego, ameixa, banana... E paguei R$20,50 , muito barato , né gente? Se eu pegasse a mesma quantidade de besteira , iria gastar bem mais. 
O bom é que a família inteira, esta consumindo as frutas , tem que dar exemplo, né? 
Agora não é só o meu filho que vai ficar mais saudável, nós também!

Beijos .


Nenhum comentário

Postar um comentário

- Críticas
- Elogios
- Sugestões
Comentários ofensivos não serão aceitos!

Adoro que comentem, fiquem a vontade! ;*

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger